Quanto tempo dura um reinado? E a infância?
Este livro nos apresenta a jornada de Maria, uma menina rainha que cresceu brincando reisado, folguedo que é uma mistura de teatro, brincadeira e festejo. Até que um dia, assim como manda a tradição desse brinquedo popular, ela precisa passar a coroa para uma menina mais nova. Não bastasse o desafio de viver esse rito de passagem e crescer, coisas estranhas acontecem no terreiro de Yayá, a avó de Maria, e ela é convocada a atravessar o sertão numa noite escura sem fim. No percurso, encontra personagens lendários e encantados como os Mateus, os palhaços do reisado, uma vaqueira mestra do aboio, as Caboclinhas da mata encantada, o pássaro Jaraguá e seu padrinho ferreiro Nego Zé.
Permeada dos saberes da cultura brasileira, a narrativa tem estrutura de conto acumulativo, em que os mistérios vão se desvendando aos poucos, e novas companhias vão surgindo a cada curva da caminhada, como que para não nos deixar esquecer do dom de sonhar junto, e da perseverança e do entusiasmo necessários para trilhar o caminho.
O texto tem também sua versão em dramaturgia, e foi escrito por Gabriela Romeu, que produziu o documentário Meninos e reis, e acompanha, em extensa pesquisa, o olhar da criança e sua participação no mundo, e pela dramaturga e compositora Antonia Mattos, diretora do grupo teatral Clã do Jabuti e idealizadora desse projeto. As ilustrações são da cearense Luci Sacoleira.