Um canto para o rio - Amostra

Sinopse

Capa do Livro: Um canto para o rio

Esta é a história de um rio acostumado a criar vida, junto com a terra. Mas ele é vítima da ganância do homem, capaz de destruir os cenários de vida criados pela terra e pelas águas, e, numa grande tragédia é totalmente contaminado. Só aqueles que ainda sabem escutar os sussurros do rio e o coração da terra podem ajudar a salvar o rio.
O livro representa o rompimento da barragem de rejeitos que atingiu o rio Doce em 2015, num enredo que inspira o amor pela natureza e mudanças de valores e atitudes, para que situações como essas não se repitam.
Os personagens e cenários são inspirados em pessoas reais, comunidades tradicionais e animais típicos da região, com os quais a autora teve contato em suas andanças pela Bacia do Rio Doce.

O conto pode ser considerado um recurso literário-pedagógico para os educadores trabalharem as questões ambientais com as crianças, de forma sensível e poética. Afinal, um rio de lama, destruição e morte, uma história de memórias roubadas e trajetórias interrompidas; tudo isso poderia suscitar uma reação violenta de revolta. Mas, na história tecida pela mineira Roberta Brangioni, e lindamente ilustrada por Taisa Borges, os rastros de um dos maiores e mais descabidos desastres ambientais do Brasil do século XXI inspiram também uma mensagem de união e esperança.

Ver este livro na loja

Veja também